Eventos
Donna Viagem
05
Fev 13

Music & Bed

 

"...Um concerto fantástico

uma noite especial..."

 

Entradas para o concerto + uma noite em Hotel para duas pessoas

 

Eve Risser | Benjamim Duboc | Edward Perraud

 

 

Piano: Eve Risser
Contrabaixo: Benjamin Duboc
Bateria: Edward Perraud

 

A última década tem sido um desfilar de tentativas para repor o velho formato jazzístico que envolve piano, contrabaixo e bateria, ora no seguimento dos modelos antes instituídos, ora mantendo-os em profundidade. Por vezes escapando mesmo ao enquadramento idiomático do jazz, para uma maior vivencialidade dos processos da improvisação colectiva. O trio constituído por Eve Risser, Benjamin Duboc e Edward Perraud coloca-se nesta última linhagem e, pelo que se ouve em "En Corps", referido pela crítica especializada como uma das pérolas discográficas de 2012, acrescenta algumas intrigantes perspectivas de evolução.
Com a utilização de preparações e inspiração em John Cage, a pianista afasta-se do legado de Bill Evans, mas não o ignora. O lirismo proposto por este torna-se abstracto e integra-se numa abordagem orgânica marcada por jogos de tensão e distensão, exploratórios, interactivos e implicando uma total entrega física. Se a atitude é experimental, a pronunciada comunicabilidade do trio extravasa do palco para a audiência. Já não são apenas os músicos que se “divertem”, mas também o público. Esta é uma música que tem como propósito e causa dar-se a ouvir sem complicações nem interferências.
Esta mesma música já não se constrói em pirâmide, com o piano no topo e os restantes instrumentos cumprindo funções de acompanhamento. Basta, de resto, atentar no modo como Risser surge onde menos se espera, fazendo o que não se julga que um piano pode fazer, e como Duboc se move nas construções erigidas a três. O contrabaixista é, aliás, o pilar deste edifício móvel. Por sua vez, ele que é um reconhecido ritmista, Perraud não tem apenas por papel atirar com células rítmicas para as tramas e mantê-las vivas. Mais do que alimentar a caldeira, o baterista comenta o que vai acontecendo. Ou seja, o futuro do “trio de piano jazz” passa por esta entusiasmante proposta…

 

 

publicado por Donna Viagem às 23:41
Fevereiro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
2016
2015
2014
2013
2012
Posts mais comentados
Donna Viagem
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Parabéns pelo blog, era exactamente esta informaçã...
blogs SAPO